Como evitar incêndios e a poluição do meio ambiente

Leia as dicas abaixo e comece agora mesmo a colocá-las em prática:

- Para realizar a queimada controlada é necessário obter autorização do Ibama e seguir rigorosamente as normas de segurança. Procure o Órgão Ambiental do seu município para informações.

- Antes da queima controlada isole a área com a construação de aceiros - barreiras que impedem a propagação das chamas. Estes podem ser feitos em forma de vala ou limpeza do terreno, e devem ter no mínimo 2 metros de largura.

- Quando for realizar queima controlada, prefira o início da manhã ou à noitinha, quando a temperatura é mais baixa e a vegetação está mais úmida.

- Em acampamentos, isole a fogueira com pedras e umedeça a área ao redor. Lembre-se: apague com água o resto da fogueira para evitar que o vento leve as brasas para a mata e provoque um incêndio.

- Não jogue pontas de cigarro acesas próxima a qualquer tipo de vegetação.

- É proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais.

- Não solte balões pois muitas vezes eles caem acesos e podem originar queimadas. Fogos de artifício, rojões e bombinhas também são proibidos próximo à mata.

- Não coloque fogo em terrenos baldios. Folhas secas e lixo doméstico podem ser amontoados e originar um excelente adubo para fertilizar jardins, hortas e pomares.

- Produtor rural: evite a realização de queimadas. Busque formas alternativas de manejo de pastagens na Embrapa, no Ibama ou nos Órgãos Ambientais Estaduais. 

Curiosidades:
Saiba quais são os tipos de incêndio:
- Rasteiro ou superficial: Tem muitas chamas, alastra com muita rapidez e libera muito calor. Queima folhas, gravetos e restos em decomposição. 

- Subterrâneo: Alastra-se de forma lenta e não libera fumaça, dificultando sua identificação. Queima raízes e camadas de húmus ou turfas no subsolo. 

- Copa: Atinge a copa das árvores por isso se alastra rapidamente. É o mais difícil de se combater e possui grande poder de destruição. 

Quem não respeita o meio ambiente fica sujeito às seguintes penalidades:
- É obrigado a reparar qualquer dano ambiental.

- Pode perder ou sofrer restrições nos benefícios concedidos pelos órgãos públicos.

- É obrigado a pagar multas.

- Pode ser processado e preso de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei federal nº 6.905/98)

O que pode influenciar o comportamento do fogo:
- Terreno e Relevo: em declives, o fogo sobe mais rápido pois o ar quente tende a subir.

- Combustível: folhas e pequenos ramos são mais fáceis de queimar; troncos e raízes queimam mais devagar; plantas vivas e folhas verdes queimam com muita dificuldade.

- Clima: ar seco ajuda na combustão, e o vento aumenta a velocidade do fogo.

Nenhum comentário: