Enchentes no Peru afetam 630 mil pessoas


Piora a situação das populações peruanas atingidas pelas enchentes provocadas pelo fenômeno atmosférico “El niño”. As áreas costeiras  situadas no norte do país são as mais afetadas.
Segundo a Agência Sir, o balanço oficial subiu para 75 mortos, mais de 630 mil pessoas foram afetadas e 70 mil estão desabrigadas por causa das chuvas acima do normal.
Num tuíte, o presidente do Peru, Pedro Paolo Kuczynski, agradeceu ao Papa Francisco, em nome de todo o povo peruano, “pelas orações e encorajamento”, expressos durante o Angelus do último domingo (19/03).

Em todas as igrejas peruanas se realizaram, neste domingo, um dia de oração, promovido pela Igreja no Peru, e uma coleta nacional. A Arquidiocese de Lima decidiu cancelar a Marcha anual pela vida a fim de concentrar os esforços dos voluntários no socorro às populações, vítimas das enchentes.

O Arcebispo de Lima, Cardeal Luis Cipriani Thorne, disse: “Este é o momento em que devemos permanecer unidos e trabalhar para que o verdadeiro amor pelo próximo desperte o nosso coração.”


Ciclone “Enawo”, com ventos próximos de 300 km/h, obriga evacuação em massa em Madagascar

O governo de Madagascar emitiu “alerta máximo” para a chegada do ciclone tropical “Enawo” ao norte do país nas próximas 24 horas.
Durante esta segunda-feira (06), o sistema evoluiu rapidamente de uma simples tempestade tropical, com ventos de no máximo 64 km/h, para um ciclone de categoria três na Escala Saffir-Simpson, com ventos entre 178-210 km/h, ondas entre 2,60-3,80 metros e pressão atmosférica mínima entre 945-964 hPa.

No início da noite, satélites do National Hurricane Center (NHC) estimaram ventos de até 168 km/h e rajadas de até 200 km/h sobre o Oceano Índico.
O alerta compreende todo o país, uma vez que simulações numéricas indicam que o ciclone deve atravessar a ilha de norte a sul ao longo desta terça (07) e quarta-feira (08) e não indo em direção à Moçambique, como a maioria dos ciclones tropicais fazem.
O órgão estima que “Enawo” faça landfall (toque o solo) como um poderoso ciclone de categoria quatro, com ventos entre 211-249 km/h, ondas entre 3,90-5,50 metros e pressão mínima entre 920-944 hPa.
As rajadas previstas são de 280 km/h sobre a região de Antalaha, no litoral norte do país e que pode ser severamente impactada por chuvas torrenciais de até 300 milímetros e ventos próximos de 300 km/h.
Mais de 25 mil moradores foram evacuados de regiões por onde o “olho” do ciclone deve passar, mas muitas pessoas residentes em povoados mais distantes, não seguiram os alertas das autoridades.

(Crédito das imagens: Reprodução/Google – Reprodução/NHC/NOAA)