7 DICAS DE SAÚDE QUE VOCÊ DEVE ESQUECER

1 - Lembra de quando você estava correndo, encontrou um amigo, que está sempre ligado nas "revistas de saúde" e levou uma bronca dele por que correr faz mal aos joelhos? A idéia é que o impacto causado pela corrida prejudicaria os joelhos, logo, seria mais saudável caminhar em vez de correr. Mas uma pesquisa mostrou que isso não é verdade e que, além disso, correr pode fortalecer os joelhos. O estudo analisou oito maratonistas durante 10 anos – destes, apenas um já tinha problemas nos joelhos. Todos os outros estavam correndo extremamente bem desde o início até o final da pesquisa. Isso não quer dizer que corredores não possam machucar seus joelhos, mas sim que o dano, normalmente, é causado por outros fatores, não a corrida.

2 - Não existe bronzeado saudável. Durante séculos, nossos antepassados tentaram se proteger do sol e agora sabemos que os raios ultravioleta causam câncer de pele. A história do bronzeado saudável surgiu nos anos 90, quando cientistas descobriram que a luz do sol pode ajudar na cura do raquitismo – caracterizado por ossos fracos e pela deficiência de vitamina D. Mas hoje os raios ultravioletas estão no mesmo patamar que o tabaco como causadores de câncer. Hoje em dia você pode tomar suplementos que repõem a deficiência de vitamina D (colecalciferol).

3 - Há um limite para tudo. Você está certo em querer comer mais salada ou mais frutas, mas há pessoas que levam essa história de comida saudável muito a sério. Recentemente, médicos identificaram um novo distúrbio alimentar chamado ortorexia nervosa, caracterizado pela compulsão por comida saudável. O doente acha que pode ser curado de qualquer coisa se passar a comer alimentos mais saudáveis, mas isso chega ao extremo, como as pessoas que só comem coisas cruas e acabam com deficiência de vitaminas. Nem todos os especialistas estão convencidos de que a ortorexia é um distúrbio como a bulimia ou a anorexia.

4 - Diferente da manteiga, que é mais natural e vem do leite da vaca, a margarina foi inventada em laboratório, em meados de 1813. Só isso deveria ser o suficiente para que você fique um pouco duvidoso quanto ao consumo dela. Como não é uma gordura proveniente de animais, a margarina sempre foi considerada a mais saudável. Mas estudos recentes mostram que não só ela aumenta o colesterol LDL (ruim) como abaixa o HDL (bom). A margarina, na verdade, é um produto industrializado, feito em laboratório e contém gordura do mesmo jeito, embora com uma procedência diferente. Os especialistas aconselham o uso moderado de manteiga ou então tentar substituir essas substâncias por azeite de oliva.

5 - Recentemente, ovos vêm sido proibidos e readmitidos como alimentos saudáveis. Eles foram culpados de possuírem muito colesterol e médicos recomendavam consumir o mínimo possível. Um estudo mostrou que pessoas que comem pelo menos um ovo por dia têm chances 22% maiores de morrer por qualquer causa do que pessoas que não comem ovos tão regularmente. No entanto, os ovos não fazem tanto efeito assim no nível de colesterol quanto se achava. Gorduras e carnes são bem mais perigosas. Além disso, ovos estão cheios de vitaminas importantes para nosso organismo. Atualmente, as pessoas estão incorporando ovos em dietas saudáveis, especialmente os vegetarianos.

6 - Uma das maiores descobertas do último século foi o papel de vitaminas e proteínas em nosso organismo. Muitas doenças, como a beribéri, o raquitismo e o bócio, causadas pela falta de alguma vitamina no corpo, foram extintas. Então por que não fazer um favor ao seu corpo e tomar uma daquelas pílulas de multivitaminas todos os dias? Foi o que aconteceu nos anos 90. Médicos recomendavam aquelas pílulas para todo mundo. Mas posteriormente foi descoberto que o excesso de algumas vitaminas também pode causar doenças. A vitamina E em excesso pode aumentar o risco de ataques cardíacos. O beta-caroteno em excesso, quando no organismo de um fumante, também pode aumentar as chances de que ele desenvolva câncer de pulmão. E esses são apenas alguns exemplos. Suplementos são importantes para repor deficiências causadas por nossa má alimentação, porémexercitar-se todos os dias, pode ser ainda melhor.

7 - Sua avó já te disse que se você tomar uma aspirina todos os dias você nunca vai ficar doente? Não acredite nela. Na verdade isso até pode funcionar para pessoas doentes, mas se você está saudável é melhor comer uma maçã – pelo menos de acordo com os médicos. Uma dose diária de aspirina pode prevenir ataques cardíacos em pessoas que já sofrem de doenças coronárias ou risco de derrame. A substância faz com que as plaquetas de sangue não se juntem e que suas veias não fiquem bloqueadas tão facilmente. Mas, muitas vezes, é bom que as plaquetas se juntem, principalmente se você espera que um corte qualquer cicatrize normalmente. Então a dica é que pessoas com doenças coronárias façam o “tratamento” com aspirinas, mas não pessoas saudáveis.


Fonte: Live Science

40% dos casos de câncer poderiam ser evitados

Quarenta por cento das 12 milhões de pessoas diagnosticadas com câncer em todo o mundo anualmente poderiam evitar a doença protegendo-se contra infecções e mudando o estilo de vida, afirmaram especialistas na terça-feira (2). 

Um relatório da UICC (União Internacional contra o Câncer), que tem sede em Genebra, na Suíça, ressaltou que nove infecções podem levar ao câncer e pediram que as autoridades de saúde salientem em seus países a importância das vacinas e da mudança no estilo de vida para combater a doença. 

"Se houvesse um anúncio de que alguém havia descoberto a cura para 40% dos cânceres do mundo, haveria uma comemoração enorme, com razão", disse à Reuters o presidente da UICC em entrevista por telefone. 

"Mas o fato é que temos, agora, o conhecimento para evitar 40% dos cânceres. A tragédia é que não o estamos usando." 

Útero e fígado
O câncer do colo do útero e o câncer de fígado, ambos causados por infecções que podem ser evitadas com vacinas, devem ser a prioridade, indicou o relatório, não apenas nas nações ricas, mas também nos países em desenvolvimento, onde ocorrem 80% dos casos de câncer do colo do útero. 

O câncer é uma causa importante de morte em todo o mundo e o número total de casos globalmente está aumentando, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). 

O número de mortes por câncer no mundo está projetado para subir 45% de 2007 a 2030, passando de 7,9 milhões para 11,5 milhões de mortes --referentes, em parte, a uma população cada vez maior e mais idosa.
O UICC afirmou que quer concentrar a atenção dos responsáveis pelas políticas de saúde nas vacinas de prevenção ao câncer --como a fabricada pela GlaxoSmithKline e pela Merck & Co contra o vírus do papiloma humano (HPV), que causa o câncer do colo do útero, e outras contra a hepatite B, que causa doença hepática e câncer. 

"As autoridades de todo o mundo têm a oportunidade e a obrigação de usar essas vacinas para salvar a vida das pessoas e educar suas comunidades para escolhas de estilos de vida e medidas de controle que reduzam o risco delas de câncer", afirmou o diretor executivo do UICC, Cary Adams, em um comentário sobre o relatório. 

Outras infecções causadoras de câncer incluem as dos vírus da hepatite C, do HIV e do Epstein Barr, um vírus do tipo da herpes transmitido pela saliva. 

Os especialistas afirmam que o risco de desenvolver câncer poderia ser reduzido em até 40% por cento se fossem empregadas medidas de prevenção e de imunização total combinadas com mudanças simples no estilo de vida, como parar de fumar, comer saudavelmente, limitar a ingestão de álcool e reduzir a exposição ao sol. 

Fonte: da Reuters, em Londres