Leia as dicas abaixo e comece agora mesmo a colocá-las em prática:
- Para realizar a queimada controlada é necessário obter autorização do Ibama e seguir rigorosamente as normas de segurança. Procure o Órgão Ambiental do seu município para informações.
- Antes da queima controlada isole a área com a construação de aceiros - barreiras que impedem a propagação das chamas. Estes podem ser feitos em forma de vala ou limpeza do terreno, e devem ter no mínimo 2 metros de largura.
- Quando for realizar queima controlada, prefira o início da manhã ou à noitinha, quando a temperatura é mais baixa e a vegetação está mais úmida.
- Em acampamentos, isole a fogueira com pedras e umedeça a área ao redor. Lembre-se: apague com água o resto da fogueira para evitar que o vento leve as brasas para a mata e provoque um incêndio.
- Não jogue pontas de cigarro acesas próxima a qualquer tipo de vegetação.
- É proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais.
- Não solte balões pois muitas vezes eles caem acesos e podem originar queimadas. Fogos de artifício, rojões e bombinhas também são proibidos próximo à mata.
- Não coloque fogo em terrenos baldios. Folhas secas e lixo doméstico podem ser amontoados e originar um excelente adubo para fertilizar jardins, hortas e pomares.
- Produtor rural: evite a realização de queimadas. Busque formas alternativas de manejo de pastagens na Embrapa, no Ibama ou nos Órgãos Ambientais Estaduais.
Curiosidades:
Saiba quais são os tipos de incêndio:
- Rasteiro ou superficial: Tem muitas chamas, alastra com muita rapidez e libera muito calor. Queima folhas, gravetos e restos em decomposição. - Subterrâneo: Alastra-se de forma lenta e não libera fumaça, dificultando sua identificação. Queima raízes e camadas de húmus ou turfas no subsolo.
- Copa: Atinge a copa das árvores por isso se alastra rapidamente. É o mais difícil de se combater e possui grande poder de destruição.
Quem não respeita o meio ambiente fica sujeito às seguintes penalidades:
- É obrigado a reparar qualquer dano ambiental.- Pode perder ou sofrer restrições nos benefícios concedidos pelos órgãos públicos.
- É obrigado a pagar multas.
- Pode ser processado e preso de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei federal nº 6.905/98)
O que pode influenciar o comportamento do fogo:
- Terreno e Relevo: em declives, o fogo sobe mais rápido pois o ar quente tende a subir.- Combustível: folhas e pequenos ramos são mais fáceis de queimar; troncos e raízes queimam mais devagar; plantas vivas e folhas verdes queimam com muita dificuldade.
- Clima: ar seco ajuda na combustão, e o vento aumenta a velocidade do fogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário