Os membros estão ficando cada vez mais seletivos, deletando comentários, marcações em fotos e até amigos, de acordo com um novo estudo lançado na última sexta-feira.
O instituto realizador do estudo, o Pew Internet and American Life Project, está chamando este fenômeno de “a poda” das redes sociais, e inclui descobertas como essas: 63% dos usuários deletaram pessoas, outros 44% deletaram comentários feitos por outros em suas páginas, e 37% retirou as marcações de fotos.
“Usuários de redes sociais estão ficando mais ativos nos cortes e no comando de suas contas”, afirma Mary Madden, pesquisadora sênior da Pew.
Os membros também estão com um papel mais ativo no sentido de manter suas informações privadas, com 58% dos usuários afirmando que usam níveis altos de privacidade, para que apenas os amigos vejam suas informações.
As mulheres são ainda mais restritivas, com 67% usando o nível mais alto de segurança, comparado a 48% dos homens. Eles protegem suas contas, contrariando o fato de que metade de todos os usuários afirma ter “certa dificuldade” ao usar os controles de privacidade.
“Pesquisadores sociais vêm comentando há muito tempo a grande desconexão entre as atitudes e práticas acerca das informações privadas online. Quando questionadas, as pessoas dizem que isso é importante para elas; quando observadas, suas ações sugerem o contrário”, diz o relatório da Pew. A mudança para um Facebook mais privado parece quebrar essa tendência antiga.
Talvez um dos motivos desse movimento seja o arrependimento. O estudo descobriu que 11% dos usuários do Facebook afirma ter postado algo de que se arrependeram. Homens têm o dobro de chance de afirmar isso (15%). Usuários com mais de 50 anos, com uma taxa de 5%, têm muito menos tendência a expressar isso do que os com menos de 29 anos (15%).
Uma área onde a idade não faz diferença é nas definições de privacidade. Enquanto 23% dos membros com 65 anos ou mais escolhem a privacidade mais baixa, 22% com menos de 29 anos escolhem o mesmo.
“As escolhas que os adultos fazem para suas privacidades são as mesmas que os jovens”, afirma o relatório.
Adultos jovens também têm mais tendência a cancelar amizades (71%) em comparação com os mais velhos (41%).
O estudo é baseado em uma pesquisa com 2.277 adultos americanos em maio, e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O estudo mostra uma mudança se comparado a outro feito pela Pew em 2009. Na época, somente 30% haviam retirado marcações de fotos, em comparação com 37% em 2011; e somente 56% haviam cancelado uma amizade, contra 63% em 2011.
fonte: MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário