Cardiologista alerta: o estresse de fim de ano pode causar infarto. Saiba evitar isso


O estresse e o cansaço que normalmente acompanham os feriados de fim de ano pode aumentar o risco de problemas cardíacos em algumas pessoas, incluindo o de ter um infarto , alerta o cardiologista Nasser Lakkis, chefe da cardiologia do Hospital Bem Taub, em Houston, Texas (EUA).
“O estresse e suas muitas formas – seja ele emocional, financeiro ou físico – pode exercer uma pressão indevida sobre o coração . As pessoas nem sempre entendem que o ele pode estar em qualquer coisa que você faça. As sutis diferenças estão na forma como você lida com essas coisas”, diz Lakkis.
Se você sabe que um encontro de família vai ser estressante, simplesmente diga não ao conflito. O fim do ano pode ser divertido e agradável. Desentendimentos familiares devem ser adiados para mais tarde, no momento certo”, sugere Lakkis, que também é professor da Escola de Medicina de Baylor.
Muito pode ser feito para reduzir e controlar o estresse dos feriados, afirma o médico. Veja as dicas do cardiologista:
  • Nos encontros familiares, tente levar as coisas com calma e paciência
  • Caso viva sozinho, contate os amigos ou se ofereça para fazer algum trabalho voluntário
  • Se as finanças são um problema, defina um orçamento para o período e cumpra-o
  • Sinta-se livre para dizer não às coisas que não consegue fazer (e isso inclui festas e reuniões de fim de ano)
  • Priorize quem quer encontrar e evite pessoas conflituosas, agressivas e que não fazem bem
  • Mantenha expectativas realistas sobre as festas, para evitar decepções
  • Planeje algumas atividades, mas não se debruce sobre as coisas que dão errado
  • Limite o seu consumo de álcool e tabaco


Além do estresse, o período de fim de ano também é uma época em que as pessoas se tornam mais complacentes com a própria saúde, observa Lakkis. Elas param com os hábitos saudáveis, como fazer exercícios físicos regularmente e se alimentar bem, e ficam mais relapsas em relação a tratamentos e medicamentos que usam durante todo o ano. Outras inclusive evitam ir ao médico, com medo de receber dele alguma notícia ruim sobre a saúde. 

“Não faça isso. O maior presente que você pode dar à sua família e a si é um corpo e uma mente saudáveis”, recomenda o médico.

Fonte: The New York Times

Nenhum comentário: