Dormir bem e ser menos estressado ajudam a combater obesidade

Se você precisa perder peso, tente começar essa tarefa reduzindo seu estresse e dormindo bem. 


Essa é a receita de médicos do Centro Nacional de Saúde, nos Estados Unidos.



Os pesquisadores avaliaram 500 pessoas para descobrir o impacto do sono, estresse, depressão e do hábito de ver TV e usar computador sobre a perda de peso. Todos os voluntários estavam tentando perder ao menos 5 kg.

Os resultados mostraram que as pessoas com mais chances de atingir o objetivo eram os menos estressados e os que dormiam entre seis e oito horas por noite. O estudo foi publicado no periódico científico International Journal of Obesity.

O médico Charles Elder, um dos autores do estudo, explica a receita para a perda de peso.

- Algumas pessoas devem simplesmente cortar seus compromissos e ir para a cama mais cedo. Já outros devem fazer exercícios que reduzam o estresse e ajudem a dormir. Para alguns, técnicas como a meditação podem ajudar.

O estudo
Os participantes foram convidados a perder 5 kg em seis meses. Nesse período, eles passaram por encontros semanais, em que recebiam dicas de alimentação e exercícios. Os voluntários também responderam a questionários sobre insônia, estresse, depressão e o uso de TV e computador.

Os resultados mostraram que o sono e o estresse tinham influência sobre a perda de peso, enquanto a depressão e o tempo na frente da TV ou do computador não tinham.

Apesar dos resultados, os autores ressaltaram que a descoberta não se aplica a qualquer pessoa que esteja tentando perder peso. Segundo os cientistas, os voluntários estavam bastante motivados e 90% deles tinham concluído algum curso de graduação.

Nenhum comentário: