Comunicado Importante da Defesa Civil

A previsão de que o Vale do Itajaí deva receber fortes chuvas nas próximas horas prossegue, segundo confirmação da Defesa Civil Estadual e da Epagri/Ciram. De acordo com a meteorologia, a região receberá 200 mm de precipitação até sexta-feira, dia 18, sendo que a maior concentração de chuva se dará nesta terça, dia 15, com 70mm.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Major Aldo Neto, ainda não se sabe se as chuvas previstas cairão de modo distribuído ou de forma concentrada, em apenas algumas horas. “A tendência para hoje é de que a precipitação ocorra mais das 16h às 3h da manhã ou das 22h às 7h”, explica.

Caso confirmadas, as chuvas poderão provocar alagamentos importantes e escorregamentos de terra nas próximas horas, já que há um acumulado de precipitação no mês de fevereiro. A média de precipitação para o mês em Blumenau é de 193 mm. Em apenas 15 dias, somente na região sul do município, há um acumulado de mais de 290 mm.

Diante da situação, a Defesa Civil informa a previsão do tempo para hoje, os riscos existentes e as providências tomadas até o momento pelos órgãos responsáveis. Também recomenda algumas ações por parte da população. Confira abaixo.

Alerta da Epagri/Ciram e previsão do tempo para hoje:

Atenção para o Litoral e Vale do Itajaí devido à chuva
Nesta terça-feira, uma frente fria ainda próxima do Litoral Catarinense e a circulação marítima (ventos de sudeste/leste) mantêm a nebulosidade e a condição de chuva entre Laguna e a Grande Florianópolis, se estendendo ao Litoral Norte e ao Vale do Itajaí. No restante da semana, a circulação marítima mantém a condição de chuva nessas regiões, moderada a forte em alguns momentos, especialmente no período noturno.

Nos próximos dias continua a condição para alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta, devido aos volumes de chuva previstos (entre 40 e 75mm a cada 24h, totalizando aproximadamente 200mm até a sexta-feira, especialmente no Vale do Itajaí e Litoral Norte) e a vulnerabilidade do solo.

Fonte: Epagri/Ciram - http://www.ciram.com.br

Riscos para Blumenau:

a) Enchente
O que está sendo feito: o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú (Ceops) da Furb e a Defesa Civil de Blumenau permanecem em estado de atenção, monitorando constantemente o rio Itajaí-Açu.
Risco: ainda não se pode determinar se haverá risco real de enchente. Vários fatores interferem na possibilidade de cheias e é necessário acompanhar o regime de chuvas desta terça-feira, dia 15, para se ter uma idéia concreta do comportamento do rio. No momento, Blumenau saiu do estado de alerta e voltou para o estado de atenção com a diminuição do nível do rio. De acordo com medição das 11h, o nível do rio se encontra em 5,52 metros (Dia: 15/02. Fonte: www.comiteitajai.org.br/alerta) e tende a baixar. Caso, haja alguma possibilidade de enchente confirmada durante esta terça-feira, a Defesa Civil comunicará com seis a oito horas de antecedência à população por meio dos veículos dos comunicação.

b) Alagamentos por enxurradaAtenção para todas as áreas que normalmente alagam durante chuvas fortes. A situação nesses pontos pode ser agravada pela diminuição da capacidade de escoamento dos ribeirões que cortam a cidade e deságuam no Itajaí-Açu, cujo nível segue alterado. Isso poderá acarretar represamento de água nos sistemas pluviais município.

c) Escorregamento de terraDe acordo com o Ceops, Blumenau registra, nos primeiros quinze dias de fevereiro, índices de chuvas superiores a média mensal para o mês, que é de 193 mm. Somente na região sul do município já foram registrados níveis superiores a 290 mm, segundo o Departamento de Geologia da Prefeitura de Blumenau. Por esse motivo, solicitamos que todos os moradores de Blumenau, principalmente das regiões que sofrem com deslizamento de terra, fiquem atentos à possibilidade de novos movimentos de solo. Observem: fluxo de lama e detritos, rachaduras no solo ou em residências, abaloamento de estruturas de contenção do tipo muros, inclinação de postes e árvores.

* Obs.: os dados acima são de probabilidade, ou seja, podem ou não se confirmar dependendo das condições do tempo nas próximas horas

Recomendações da Defesa Civil:

- Busque abrigo seguro caso o ribeirão próximo à sua residência aumente repentinamente de volume ou, em plena chuva forte, o fluxo de água diminuir de forma acentuada;
- Acompanhe regularmente a previsão do tempo pelos veículos de comunicação e pelo site da Prefeitura (www.blumenau.sc.gov.br/defesacivil). No endereço há nível do rio (alerta de enchente), previsão do tempo, deslocamento das massas de chuva e situação das barragens;
- Mantenha calhas, telhados e bocas de lobo limpos;
- Desligue e mantenha-se afastado de aparelhos eletro-eletrônicos em caso de temporal com descargas elétricas;
- Desligue a chave geral da residência em caso de alagamento da mesma;
- Tenha sempre o contato de um vizinho ou parente para casos de emergência na residência.

Telefones para emergências 
Defesa Civil - 199
Bombeiros - 193

Nenhum comentário: