Alimentos com agrotóxicos podem levar a doenças crônicas

O agrotóxico tem um efeito cumulativo. Pode levar a algum tipo de doença crônica não transmissível de caráter neurológico, endócrino ou imunológico. 

O uso de agrotóxicos na produção agrícola e a contaminação dos alimentos por estes elementos tóxicos têm sido preocupações no âmbito de saúde pública. Um estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), iniciado em 2001, mostra que muitos dos alimentos que consumimos normalmente estão contaminados.

Especialistas afirmam que o agrotóxico no alimento, ao ser ingerido pela população, tem um efeito cumulativo. Pode levar a algum tipo de doença crônica não transmissível de caráter neurológico, endócrino ou imunológico. Além disso, pode estar relacionado ao aparecimento do câncer e à infertilidade devido à diminuição do número de espermatozóides.

O Projeto de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), realizado pela ANVISA em conjunto com os órgãos de vigilância de 25 estados participantes, mais o Distrito Federal, analisou diversos legumes, frutas e vegetais para ver o quão contaminados eles estavam.

Em 2010, a Vigilância Sanitária avaliou 2.488 amostras de alimentos, sendo que 28% apresentaram resultado insatisfatório para a presença de resíduos dos produtos. Deste total, 605 (24,3%) amostras estavam contaminadas com agrotóxicos não autorizados. 

Foram avaliados resíduos de agrotóxicos em 18 tipos de alimentos. O pimentão lidera a lista dos alimentos com grande número de amostras contaminadas por agrotóxico. Em quase 92% das amostras foram identificados problemas. Em seguida, aparecem o morango e o pepino, com 63% e 57% das amostras com avaliação ruim. A lista com os dez alimentos com mais amostras contaminadas com resíduos de agrotóxicos é a seguinte:

1) pimentão
2) morango
3) pepino
4) cenoura
5) alface
6) abacaxi
7) beterraba
8) couve
9) mamão
10) tomate

Esses alimentos podem ser encontrados facilmente no prato do brasileiro, que muitas vezes os consomem com o objetivo de ganhar saúde. Para evitar a contaminação por agrotóxicos, o ideal é consumir produtos orgânicos. Mas nem sempre é possível, pois tais alimentos são caros e dificilmente encontrados nas grandes cidades. Por isso, é aconselhável sempre tomar muito cuidado com os produtos antes de comprá-los, e sempre lavar os alimentos antes de consumí-los, embora não elimine completamente os agrotóxicos.

É possível eliminar o excesso, mas é impossível garantir que não vamos ingeri-los, já que essas substâncias atravessam a casca. Especialistas orientam a passar uma escovinha em toda a casca e depois deixar verduras, legumes e frutas de molho durante 20 minutos em solução contendo água e pastilha de cloro e após enxaguar bem para retirar os resíduos de cloro.


Fonte: 
ANVISA. Resíduos de agrotóxicos em alimentos. Revista de Saúde Pública 2006; 40(2)361-3.
ANVISA. Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Relatório de atividades de 2010. Brasília, 05 de dezembro de 2011

Nenhum comentário: