C-1: A possível ajuda para o caótico trânsito de nossas cidades

A Lit Motors apresentou o Concept 1, ummotociclo auto-equilibrado e que nas palavras da empresa é “o primeiro smartphone rolante estabilizado por giroscópios”.



Também conhecido como C1, o motociclo é um veículo de duas rodas totalmente elétrico e que é estabilizado através de um giroscópio computorizado, o mesmo tipo de sistema de equilíbrio usado no telescópio espacial Hubble. O Concept 1 combina a versatilidade de uma moto com a dinâmica de segurança de um automóvel.



A Lit Motors nasceu em 2010 e conta agora com 9 colaboradores. A empresa tem mantido a informação relativa aos detalhes do veículo em segredo, mas as imagens do veículo permitem tirar algumas ideias de como é construído e quais serão as suas principais funções. Em termos de design, o uso de vidro não foi poupado o que é um indicador positivo, uma vez que o que se pretende é visibilidade para as manobras no trânsito. O formato concha foi desenhado para sublinhar a componente chave do motociclo, o giroscópio, mantendo ainda assim os níveis de segurança: os painéis laterais reforçados deverão ser capazes de lidar com um impacto lateral de outro veículo. Uma das particularidades do C1 é a iluminação dos motores eléctricos que fazem este veículo mover-se.



Quanto ao conforto e espaço interior, a Lit Motors diz existir espaço em abundância para duas pessoas, apesar de ser um aspeto que ainda não é visível no modelo teste de conceito.

A empresa intitula-o de smartphone rolante devido à sua ligação à rede, que disponibiliza dentro do veículo informações como mapas, trânsito, caminhos alternativos e meteorologia.

Na parte mais técnica o C1 possui um giroscópio controlado eletronicamente e localizado na base com mais de 1760 Nw/m de torque que permite estar parado sem qualquer tipo apoiolateral. Este giroscópio é semelhante aos usados nas segways e funciona com “discos empilhados” a girar perto das 12 000 rotações por minuto. A diferença está no tamanho, sendo muito maiores no caso do Concept 1.

Dois motores de 40 Kw cada nos próprios cubos das rodas desempenham a função de propulsão e regeneração, levando o C1 até aos 200 Km/h e com uma autonomia em estrada que pode chegar aos 320 Km. O modelo ainda está em fase protótipo e apesar de estar funcional, tem 2014 como data de lançamento para o mercado.




Nenhum comentário: