ATENÇÃO: Vírus H7N9 da nova gripe aviária está se adaptando a humanos!




Uma análise genética do vírus H7N9 da nova gripe aviária, responsável por pelo menos treze mortes na China, mostra um vírus que está evoluindo para se adaptar às células humanas.

Essa conclusão, de uma equipe norte-americana e japonesa que teve acesso a amostras do vírus H7N9, aumenta a preocupação sobre seu potencial para desencadear uma pandemia de gripe.

O grupo analisou as sequências genéticas do H7N9 isolados de quatro das vítimas humanas do patógeno, bem como amostras derivados de aves e de um mercado nos arredores de Xangai.



"Os vírus coletados dos humanos, mas não das aves e ambientais, têm uma mutação de proteína que permite seu crescimento eficiente em células humanas e isto também permite que cresçam a uma temperatura que corresponde ao trato respiratório superior dos humanos, que é mais baixa do se encontra nas aves," afirmaram Yoshihiro Kawaoka e seus colegas das universidades de Wisconsin-Madison (EUA) e Tóquio (Japão).

Os resultados, obtidos a partir de sequências genéticas depositadas por pesquisadores chineses em um banco de dados internacional, fornece algumas das primeiras pistas moleculares sobre a nova cepa da gripe aviária.

Os primeiros casos humanos dessa gripe foram notificados em 31 de março pelo Centro Chinês para o Controle de Doenças e Prevenção. Até agora, o novo vírus já infectou mais de 30 pessoas, matando pelo menos treze.

Embora seja muito cedo para prever o potencial de que o H7N9 cause uma pandemia, os sinais de que o vírus está se adaptando aos mamíferos e, em particular, aos hospedeiros humanos são inconfundíveis, disse Kawaoka.

"Estes vírus possuem várias características dos vírus da gripe de mamíferos, o que provavelmente contribui para a sua capacidade de infectar os seres humanos e aumentar as preocupações quanto ao seu potencial de uma pandemia", concluíram Kawaoka e seus colegas.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: