Saúde física depende de emoções positivas no mundo todo.

Uma pesquisadora da Universidade do Kansas (Estados Unidos) coordenou uma investigação inédita, em nível mundial, sobre a conexão entre as emoções e a saúde.

A pesquisa comprovou que as emoções positivas são fatores críticos para a manutenção da saúde física das pessoas no mundo todo, sobretudo para as populações mais pobres.

Saúde dos mais pobres

"Nós já sabemos há algum tempo que as emoções desempenham um papel crítico para a saúde física," diz a professora Sarah Pressman. "Mas até recentemente a maioria destas pesquisas era feita somente em países industrializados. Assim nós não tínhamos como saber se sentimentos como felicidade ou tristeza impactam a saúde de pessoas sujeitas a pressões maiores - como não ter o suficiente para comer ou para ter uma casa. Agora nós sabemos."

Os dados, coletados pelo Gallup World Poll, incluem pesquisas com adultos em mais de 140 países, fornecendo uma amostra significativa de 95% da população mundial. A amostra incluiu mais de 150.000 adultos.

Quanto melhor a emoção, melhor a saúde

Os participantes relataram emoções como felicidade, divertimento, preocupação e tristeza. Eles descreveram seus problemas de saúde física - como dor ou fadiga - e responderam questões sobre se suas necessidades mais básicas, como comida, abrigo e segurança pessoal estavam adequadamente atendidas.

Segundo a professora Pressmann, emoções positivas estão ligadas a uma saúde melhor de forma totalmente inequívoca, mesmo levando em consideração a falta de suprimento de necessidades básicas. O inverso também é verdadeiro: emoções negativas representam um indicador claro de pior saúde.

Fato mundial

Ainda mais impressionante, a associação entre as emoções e a saúde física foi mais forte do que a conexão entre a saúde e as exigências físicas humanas básicas, como uma nutrição adequada. Mesmo sem casa ou comida, ficou demonstrado que as emoções positivas melhoram a saúde. De fato, esta associação foi mais forte nos países mais pobres.

Desta forma, a conexão entre a saúde emocional e a saúde física parece ser um fato mundial, especialmente para as pessoas vivendo sob as piores condições materiais.