Shizuoka lança guia para estrangeiros sobre como agir em caso de desastres naturais

SHIZUOKA (IPC Digital) – A Divisão de Coexistência Multicultural da Província de Shizuoka lançou um guia de 24 páginas, em japonês com furigana (hiragana sobre o kanji), aos estrangeiros que vivem na província, com o intuito de passar informações sobre como agirem quando ocorrer um terremoto ou tsunami e como devem se proceder nos abrigos.
Nesse guia as explicações são em japonês de fácil compreensão, com ilustrações coloridas. Quando da ocorrência de um desastre natural como terremoto, enchente, tsunami ou tufão, as orientações passo a passo são úteis.  
As orientações de como devem se proceder nos abrigos, após serem evacuados das áreas de risco, foram inspiradas nos acontecimentos após o Grande Terremoto Hanshin Awaji. Houve confusão quando da distribuição de alimentos, quando os desabrigados não faziam fila, por exemplo. Para que haja um clima de harmonia e solidariedade, são apontados como exemplos dar vez aos idosos ou agir em cooperação com todos na limpeza, organização, etc.
A província de Shizuoka tem 72.690 estrangeiros, sendo a maioria do Brasil e Filipinas. Segundo o jornal Yomiuri, para a confecção desse guia foram ouvidos representantes dessas comunidades para sanar dúvidas e fornecer informações de forma que todos possam compreender.
Os 10 mil exemplares estão sendo distribuídos através das prefeituras da província. Para quem quiser baixar uma versão digital, pode fazê-lo através desse link.
Fontes: Yomiuri Shimbun e Governo da Província de Shizuoka