Meio ambiente e saúde em dez fatos

1. A concentração de gás carbônico aumentou na atmosfera aumentou mais de 30% nos últimos 50 anos. O clima aquecido As mudanças climáticas podem ocasionar uma série de riscos para a saúde, como mortes por temperaturas extremas e alteração dos padrões de doenças infecciosas.

2. Extremos climáticos, como chuvas intensas, inundações e outros desastres naturais mataram cerca de 600 mil pessoas no mundo na década de 1990. Destes, 95% ocorreram em países em desenvolvimento.

3. Mudanças de temperatura em curto prazo podem provocar hipertermia ou extrema hipotermia (frio). A elevação de temperatura Europa, durante o verão de 2003, foi associada com um aumento de cerca de 70 mil em relação a períodos anteriores.

4. O calor extremo pode aumentar os riscos ambientais que provocam a asma, doença que afeta cerca de 300 milhões de pessoas.

5. A elevação do nível do mar aumento do risco de inundações costeiras e pode causar o deslocamento da população. Atualmente, mais da metade da população do mundo vive em um raio de 60 quilômetros a partir das áreas litorâneas. Possíveis inundações causariam mortes e aumentariam risco de infecção da água. Além disso, deslocamentos de população em massa tem potencial risco de conflito.

6. Chuvas muito variáveis comprometem o abastecimento de água potável. A escassez de água já afeta quatro em cada 10 pessoas no mundo. e aumenta o risco de diareias.

7. A escassez de água incentiva as pessoas a transportarem água por longas distâncias para armazená-la em casa. Isto pode aumentar o risco de contaminação da água doméstica, causando doenças.

8. As condições climáticas afetam as doenças transmitidas pela água por meio de vetores como mosquitos.

9. A desnutrição provoca milhões de mortes a cada ano e é causada pela falta de alimentação ou em decorrência de doenças infecciosas como a malária, a diarreia e as doenças respiratórias.

10. Medidas para reduzir as emissões de gases de efeito podem ter efeitos positivos para a saúde. Promover a utilização segura do transporte público e o uso de bicicleta, por exemplo, pode reduzir as emissões e melhorar a saúde pública.

Fonte: R7

Nenhum comentário: