As 9 profissões mais confiáveis no Brasil

As 9 profissões mais confiáveis no Brasil

Confira quais são as 9 profissões e organizações que os brasileiros acham mais confiáveis:
9. Instituições de caridade

Quando os programas sociais do governo não são suficientes para atingir toda a população necessitada, entram em ação voluntários e organizações não-governamentais para arrecadar e distribuir dinheiro, alimentos, roupas etc. Deve ser por esse motivo que 68% dos brasileiros dizem confiar nas instituições de caridade.

8. Instituições religiosas

Nem só de pão vivem pelo menos 70% dos brasileiros que acreditam que as instituições religiosas são organizações confiáveis, as tornando a 9ª posição dessa lista. Ficaram para trás, além das instituições de caridade, os juízes, profissionais de marketing e advogados.

7. Publicitários

Você se depara com dois produtos semelhantes na prateleira do supermercado. Você leva para casa o que a propaganda tinha um cachorrinho brincalhão que fez você rir no intervalo da novela ou o outro, que você não tem certeza se conhece a marca? Se alguém acredita que a publicidade faz levar gato por lebre, não é o caso de 71% dos brasileiros que dizem confiar nos publicitários.

6. Jornalistas

Se o ministro faz uma entrevista coletiva, a informação do que ele disse chega até você pelas palavras de outra pessoa: o jornalista. Como acreditar que esse jornalista conseguiu transmitir a informação com isenção e objetividade? Para 76% dos brasileiros, a desconfiança não é para tanto, porque os jornalistas são pessoas confiáveis.

5. ONGs de meio ambiente e pesquisadores de mercado

Sustentabilidade é a palavra de ordem da vez, então não poderia deixar de faltar uma posição “verde” nessa lista. Será que a confiança que 80% dos brasileiros depositam nas organizações de meio ambiente significa que estamos preparados para agir em busca de uma sociedade menos poluidora?

Ao lado dos engajados ecologicamente, estão os pesquisadores de mercado, que são confiáveis também para 80% dos brasileiros entrevistados.

4. Exército

Nesta semana, o Senado aprovou projeto que dá ao Exército poder semelhante ao da Polícia Federal, inclusive de prisões, nas fronteiras do país. O texto ainda precisa ser sancionado pelo Presidente, mas para 84% dos brasileiros provavelmente não haverá problemas se o projeto virar lei, porque eles acreditam que o Exército é a 5ª organização mais confiável do país.

3. Médicos e Professores

É difícil não confiar quando seu corpo precisa de ajuda e alguém mais capacitado do que você lhe dá um diagnóstico. Para 87% dos brasileiros entrevistados, os médicos, após anos de estudo e especialização, são profissionais acima de qualquer suspeita. (Pelo menos parte dos outros 13% deve ser de hipocondríacos)

Como não confiar na pessoa que nos ensinou a ler, escrever e a realizar operações complexas de matemática? Os professores de Ensino Fundamental e Médio são profissionais confiáveis para 87%* dos entrevistados, que já eram adultos e não precisavam agradar para ter boas notas.

2. Carteiros

Talvez você não use tanto os serviços dos carteiros como os seus pais usaram. Talvez você nunca nem tenha escrito uma carta de amor e seja mais adepto do e-mail, sms ou do silêncio. A verdade, porém, é de que para 92% dos brasileiros as correspondências estão em boas mãos, porque os carteiros são pessoas confiáveis.

1. Bombeiros

Ligue 193 para entrar em contato com os profissionais mais confiáveis do Brasil: os bombeiros. Mas só ligue em caso de emergência como: resgate em altura ou montanha, incêndio domiciliar ou em florestas, incidentes com produtos inflamáveis e tóxicos ou para serviço de atendimento pré-hospitalar. Para 98% dos brasileiros, os bombeiros são impecáveis no cumprimento do seu dever.

Fonte: GFK

Nenhum comentário: