A Fundação Gates irá gastar US $ 500 milhões para incentivar as pessoas pobres em todo o mundo a economizar

A Fundação Bill & Melinda Gates irá investir $ 500 milhões nos próximos cinco anos em programas que permitem que as pessoas pobres nos países em desenvolvimento economizem dinheiro. Essa iniciativa para o combate à pobreza, vem mostrar que a filantropia tem recebido pouquíssima atenção.

Melinda Gates anunciou o compromisso hoje em Seattle, no Fórum de Economia Mundial, uma conferência patrocinada pela fundação. "Economizar não é apenas ajudar as pessoas a se prevenirem contra os riscos decorrentes de uma emergência médica ou de uma safra ruim", diz Gates em um discurso. "Isso lhes dá também a capacidade de mobilizar seus recursos para construir algo melhor para seus filhos".

A Fundação Gates foi mantendo seu foco em programas de poupança, uma vez que começou a apoiar os serviços financeiros para os pobres em 2006. Seus funcionários sentiram que os serviços de poupança, ainda mais do que o de pequenos empréstimos, estavam em alta demanda e necessitavam do tipo de capital flexível que a filantropia pode proporcionar, diz Bob Christen, que lidera a fundação em Seattle visando expandir os serviços financeiros.

"Alguns de nossos subsídios iniciais para os bancos na África revelaram que pelo menos 12 pessoas vieram pedir para abrir uma conta de depósito para um microcrédito", diz o Sr. Christen.

Nenhum comentário: