Pênalti: goleiros de times perdendo tendem a mergulhar para a direita


Segundo uma nova pesquisa, goleiros de times que estão perdendo, quando defendem pênaltis, tendem a mergulhar para a direita.
O estudo se focou em pênaltis de partidas da Copa do Mundo entre 1982 e 2010, e mostrou que os goleiros geralmente tinham uma chance igual de ir para a esquerda ou direita para defender o gol – mas a maior pressão de estar perdendo empurrou-os mais à direita.
Os pesquisadores Universidade de Amsterdam sugerem que os cérebros “orientados à direita” dos seres humanos são os culpados por isso.
Eles apontam que muitos estudos em todo o reino animal mostram uma preferência para a direita no que parecem ser situação “50/50″, desde cães abanando caudas até o lado por onde sapos surpreendem suas presas.
Depois de estudar as imagens da Copa do Mundo, a equipe continuou o estudo em laboratório, pedindo a participantes para dividir uma linha no meio. Aqueles que pensavam em um objetivo positivo, ou colocados sob pressão da equipe, tendiam a dividir a linha mais para a direita.
Segundo os pesquisadores, o fato dos goleiros também favorecerem, mesmo que ligeiramente, o lado direito, é bastante impressionante. Demonstra que, mesmo nessa situação realmente importante, as pessoas ainda são influenciadas por fatores biológicos.

fonte: [BBC]

Nenhum comentário: