OS CINCO SINAIS DE QUE A ENTREVISTA FOI BOA

"E então, foi bem?". Quem está procurando emprego já se acostumou a ouvir essa pergunta a cada final de entrevista. Mas como saber essa resposta tão crucial para o seu futuro profissional? Simples: basta ficar atento aos sinais passados pelo entrevistador.

O Boa Chance ouviu especialistas em RH e lista cinco reações que podem ser a prova de que você está no caminho certo:

1) Sinergia e empatia entre entrevistador e candidato: além de fazer perguntas básicas, o entrevistador conduz a entrevista para uma conversa em que procura perceber um pouco mais sobre o comportamento do candidato, seus valores e crenças, explica Silvio Celestino, coach de executivos e autor do blog Conversa de Elevador.

2) Extensão do prazo inicialmente previsto: o entrevistador não apressa a entrevista e, às vezes, até estende a conversa.

3) Revisão pelo entrevistador dos dados pessoais para contato do candidato e cronograma de próximos passos com agenda de entrevistas com pessoas de níveis hierárquicos mais elevados na empresa.

4) Aprofundamento de pontos levantados pelo candidato e perguntas reais sobre situações vividas na empresa.

5) Cordialidade e segurança do entrevistador ao se despedir.

Rodrigo Paiva, especialista em Administração e RH do Instituto IOB, destaca ainda alguns gestos que o entrevistador pode fazer quando gosta de um candidato.

- Se a entrevista é feita olho no olho e, ao falar com o candidato, o entrevistador inclina o corpo para a frente e faz anotações dos principais pontos destacados por ele, é porque está gostando do que está ouvindo - diz.

Percebeu tudo isso? Pode ficar feliz, mas também não vá sair por aí cantando vitória antes do tempo e falando mais do que deveria. Afinal, outros entrevistados também podem ter se saído bem ou, por mais que goste de você, o entrevistador pode achar que a vaga disponível não se encaixa ao seu perfil. Por isso, é preciso manter a calma.

- Não fale excessivamente e procure demonstrar interesse genuíno pelos valores e crenças da empresa de forma a conhecer melhor sua cultura. Mas cuidado para não se tornar prolixo e mostre-se respeitoso e focado nas perguntas - ensina Silvio Celestino.



Fonte: O Globo – 11/11/2011

Nenhum comentário: