Hospital Santa Isabel adota medida de segurança para pacientes internados


O Hospital Santa Isabel emite, a partir deste mês, pulseiras de identificação para os pacientes internados. As pulseiras são confeccionadas individualmente no momento da internação, com impressão de código de barras e letras à prova de água e outros líquidos, e colocadas no braço do paciente. O uso da pulseira garante maior segurança ao paciente no atendimento, com precisa identificação e registro do prontuário médico.

Confeccionadas em material antialérgico e resistente, as pulseiras se adaptam facilmente a diversos tamanhos de pulsos, e são utilizadas nos pacientes internados em todos os setores do Hospital, inclusive para realização de cirurgias. Em cada pulseira emitida constam informações do paciente, como nome, data de nascimento, idade, sexo, convênio e número de atendimento, além de um código de barras que armazena dados do prontuário do paciente.

Antes do início de qualquer procedimento, a identidade do paciente é conferida, evitando assim erros decorrentes da confirmação verbal ou mesmo da não identificação do paciente, auxiliando na redução e controle de riscos aos pacientes. A pulseira só é retirada quando o paciente sai do Santa Isabel, após receber alta médica.

A identificação do paciente é prática indispensável para garantir a segurança do mesmo em qualquer ambiente de cuidado à saúde. Também é um dos requisitos de Boas Práticas para o Funcionamento de Serviços de Saúde preconizada pela RDC Nº 63, de 25 de Novembro de 2011, que orienta sobre a qualificação, humanização da atenção e gestão, e a redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente.


Fonte: Diane Ziemann -Assessora de Comunicação

Nenhum comentário: