Crianças confiantes têm mais chances de ser bem sucedidas no futuro

Muito antes de começar a pensar em trabalho, alunos do Ensino Fundamental podem ter um traço de personalidade que, no futuro, irá ajudá-los a construir uma carreira de sucesso: a autoconfiança.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Melbourne (Austrália) entrevistaram mais de 100 funcionários de grandes empresas em Nova York (EUA), Toronto (Canadá) e Melbourne. O estudo revelou que aqueles que demonstravam autoconfiança já na infância se tornaram trabalhadores com melhor remuneração e que subiam mais rápido na carreira. “As implicações são enormes em termos de tipos de personalidade que empregadores devem buscar na hora de contratar ou promover funcionários”, destaca a pesquisadora Reza Hasmath.

Outros estudos haviam sugerido que pessoas consideradas mais bonitas tinham mais chances de avançar na carreira, e que pessoas mais altas em geral recebiam melhores salários. “Agora sabemos que, na verdade, é uma maior confiança – que pode vir de atratividade ou altura – que faz toda a diferença”.

Os entrevistados que se descreveram como extrovertidos, “neuróticos”, agradáveis ou abertos a novas experiências eram também os mais motivados. “Os resultados mostram que nós deveríamos promover desde cedo atividades que constroem confiança”, ressalta Hasmath. “Tais atividades deveriam ser fortemente encorajadas tanto no ensino formal como dentro das famílias”.

No final do ano, a equipe pretende publicar os demais resultados do estudo – referentes a busca de emprego, contratação e promoção nas empresas avaliadas.


Fonte: LiveScience

Nenhum comentário: