Descubra curioso distúrbio do livro "Toda Sua" de Sylvia Day


Depois do sucesso de vendas do livro "Toda Sua" de Sylvia Day, resolvi buscar sobre um assunto importante e constrangedor relatado no livro: Parasonia Sexual Atípica.

Assim como no sonambulismo normal, a parasonia sexual manifesta-se em pessoas que tem uma pré-disposição genética na família. Também existem fatores estressores como privação de sono, stress sócio-psicológico, medicação e abuso de álcool e drogas que podem desencadear a doença.

Essa condição é uma variante da parasonia normal, que é um distúrbio do nível de consciência e uma dissociação entre fazer e lembrar. Ou seja, clinicamente não há muita diferença um sonâmbulo que se levanta a noite, dá alguns passos pela casa e volta a dormir.

É uma condição potencialmente constrangedora e com conseqüências graves já que se for um assédio executado em uma pessoa não consentida, pode causar até uma acusação médico-legal. Imagine uma pessoa que seja supervisora em um acampamento de adolescentes e assedia à noite um jovem dentro deste conceito. É devastador para a pessoa e para o jovem.

O tratamento é tão simples quanto nos casos de parasonia tradicional: uma dose baixa de um medicamento que consolide o sono e, mais importante de tudo, alterações comportamentais focadas a corrigir os fatores desencadeantes como excesso de cafeína ou atividade física no horário errado. Nesses momentos, o que se convencionou chamar de higiene do sono é fundamental.

Fazer sexo dormindo e não se lembrar de nada alem de constrangedor, pode ser perigoso.

Nenhum comentário: