Café pode reduzir em 50% o risco de morte por câncer de boca ou faringe

Pesquisa observou dados de quase um milhão de americanos, mas especialistas não conseguiram relacionar qual foi a causa dessa associação



Pesquisadores da Sociedade Americana do Câncer encontraram uma associação inversa entre consumo de café e o risco de morte por câncer de boca e faringe: quanto mais café uma pessoa toma, menor o risco de ela morrer em decorrência de alguma dessas doenças, segundo o trabalho dos especialistas. Após analisar os dados de quase um milhão de pessoas, a equipe concluiu que consumir mais do que quatro xícaras de café ao dia, em comparação com não ingerir nenhuma, pode chegar a reduzir as chances de óbito pela metade. O artigo foi publicado no periódico American Journal of Epidemiology.

"O café contém uma variedade de antioxidantes, polifenóis e outros compostos biologicamente ativos que podem ajudar a proteger contra o desenvolvimento ou a progressão do câncer", diz Janet Hildebrand, coordenadora do estudo. "Embora seja menos comum nos Estados Unidos, o câncer oral está entre os dez tipos de câncer mais comuns no mundo.”

Brasil — O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que até o final deste ano sejam registrados 14.170 casos de câncer de boca no Brasil, sendo a maioria deles (9.990) entre homens. Em 2009, 6.510 brasileiros morreram em decorrência dessa doença.


Fonte: Veja

Nenhum comentário: