Tempestade no Chile deixa 1 morto e mais de mil desabrigados

Há 7 desaparecidos após tempestade que atinge Santiago desde sábado. 
Estradas estão bloqueadas e centenas de imóveis estão sem energia.


Uma pessoa morreu, sete estão desaparecidas e outras mil ficaram desabrigadas após uma tempestade que atinge desde sábado a região central do Chile, provocando inundações e prejudicando o fornecimento de energia no país. 

Segundo um relatório entregue neste domingo pelo Escritório Nacional de Emergência (Onemi), as regiões metropolitana de Santiago, além de O'Higgins e Maule são as mais afetadas até o momento. Várias estradas estão bloqueadas e centenas de imóveis estão sem energia e água potável. 

Na pequena localidade de El Melocotón, próxima a Santiago, uma mulher morreu e três pessoas estão desaparecidas após uma inundação que destruiu a casa onde estavam, informou a imprensa local. 

Em O'Higgins, o rio Tinguiririca arrastou vários imóveis, deixando pelo menos 765 pessoas isoladas. Duas pessoas estão desaparecidas na região, de acordo com as autoridades. 

Na região metropolitana de Santiago, onde o governo decretou alerta vermelho, mais de 4 milhões de pessoas estão sem água potável, e centenas de ruas estão intransitáveis. 

O alerta vermelho permite a mobilização de todos os recursos necessários e disponíveis para controlar a situação, dada a extensão e severidade do problema, explicou o Escritório Nacional de Emergência, vinculado ao Ministério do Interior do Chile. 

O rio Mapocho, que cruza Santiago, transbordou em várias regiões da comuna de Providencia, devido a trabalhos que uma empresa particular realiza no setor.