Ação mundial de proteção aos rios celebra cinco anos

A iniciativa Aliança dos Grandes Rios, da ONG internacional TNC – The Nature Conservancy, está comemorando em 2010 cinco anos de atuação em prol da proteção dos mais importantes rios do planeta.

A ação foi criada com a intenção de traçar novos planos de desenvolvimento econômico, que garantam a qualidade e a abundância de água doce no mundo, ao invés de poluir o recurso e prejudicar plantas e animais, como acontece atualmente. Para isso, o projeto conta com a participação de cientistas, acadêmicos e representantes de ONGs, indústrias e governo que estejam interessados em encontrar soluções e implantar projetos para o uso responsável da água dos rios.

A princípio, a Aliança dos Grandes Rios focou seu trabalho em três pontos: o Rio Paraguai-Paraná, no Brasil, o Rio Yangtze, na China, e o Rio Mississipi, nos EUA. Com o sucesso da iniciativa, o projeto expandiu suas atividades para outras duas áreas – o Rio Zambezi, na África, e o Rio Madalena, na Colômbia – e, agora, pretende desenvolver ações que garantam o manejo integrado e sustentável das principais bacias hidrográficas do planeta.

No Brasil, o principal projeto da Aliança foi a implantação do programa Produtor de Águas, que compensa produtores rurais que ajudam a melhorar a qualidade e a quantidade de água nos rios, além de contribuir para a preservação e restauração da biodiversidade local, a partir de práticas agropecuárias adequadas. A iniciativa foi aplicada, primeiramente, na bacia hidrográfica do Piracicaba, Capivari e Jundiaí, na região sudeste do país, e se expandiu para outras bacias, contribuindo para a melhora da qualidade da água dos rios que abastecem as maiores cidades brasileiras.

Nenhum comentário: