Rádio Clube Blumenau: 79 anos fazendo história em SC!

A Rádio Alegria da Cidade

O ano era de 1932. Em Blumenau no dia 19 de março surgia a primeira emissora de rádio do estado de Santa Catarina. Com o prefixo inicial de RCB (Rádio Cultura de Blumenau) entrava no ar numa iniciativa de João Medeiros Junior a emissora que seria a pioneira na produção de programas de variedades, centrados na figura de animadores de estúdio, depois chamados de locutores e hoje comunicadores.

Em 1936 a emissora que  passou a chamar-se Rádio Clube de Blumenau e ficou famosa pelo seu prefixo PRC-4, conquistou o público com programas de auditório, humorísticos, informativos, musicais, novelas e transmissões esportivas.

Usando a estratégia de comunicadores que eram e são amigos e que falam direto com o ouvinte levando até eles um pouco de notícia, um pouco de entretenimento, as músicas que eles gostariam e gostam de ver tocadas no rádio a Clube se tornou líder em audiência em Blumenau.

Durante todos estes anos passaram pelos microfones da Clube de Blumenau profissionais que marcaram a história do rádio em Santa Catarina como Manoel Pereira Junior, Reinaldo de Oliveira Ferreira, Braga Muller, Nelson Rosembrock, José Gonçalves, José Reinoldo Rosembrock,Tesoura Junior, Rodolfo Sestren, Enei Mendes e atualmente continuam a construir a história da Clube, Farley J. Santos, Elza Aparecida, Napoleão Bernardes,  Rose Leite e outros.

Não é por a caso que a emissora é líder do segmento AM e uma das maiores audiências do rádio AM e FM de Blumenau: A Clube é a emissora que alegra, presta serviços e informa a comunidade, seja no dial ou na internet.



 História
1932 - É fundada no dia 19 de março na cidade de Blumenau por João Medeiros Junior a primeira emissora do Estado de Santa Catarina. Nasce assim a Rádio Clube de Blumenau com o prefixo RCB.

1936 - O Governo Federal através de sansão do então Presidente Getulio Vargas autoriza a Rádio Clube de Blumenau a operar regularmente com um transmissor de 500 watts. Seu prefixo passa a ser PRC-4, um dos mais antigos do país. E sob este prefixo a emissora passa a ser conhecida pela comunidade.

1987 - Mário Eugênio Binder adquire o controle acionário que pertencia a Flávio Rosa, fundador do Grupo Coligadas de Rádio e que chegou a ser proprietário da TV Coligadas (primeira emissora de TV em Santa Catarina) e do Jornal de Santa Catarina.

2001 - O controle acionário da Rádio Clube de Blumenau passa para a família Vieira, que assim forma o grupo - A Força do Rádio que inclui as Rádios Nereu Ramos e 90 FM Lite Hits. Este ano também é marcado por mudanças e novidades em sua programação.

2004 - Visando uma maior abrangência de seu sinal e principalmente da qualidade de áudio a emissora dobra sua potência de transmissão, passando de 5 mil para 10 mil watts. Remodelando e modernizando seu parque de transmissões.

2007 - A Rádio Clube passa a transmitir em suas novas instalações no edifício Senador Evelásio Vieira e que abriga m seus modernos estúdios, central de jornalismo, auditório, sala de reuniões, setor administrativo e direção. É considerada a mais moderna sede do rádio do Estado de Santa Catarina.







fonte: www,radioclubeblumenau.com.br

Nenhum comentário: