ATENÇÃO! Fortes temporais atingirão o RS e SC nas próximas horas


Novas e poderosas áreas de instabilidade, alimentadas por corrente de ar muito quente que se origina na Bolívia, vão explodir sobre o Rio Grande do Sul durante a madrugada e a manhã desta segunda-feira (17), tomando conta da maior parte do Estado no decorrer do dia. Chove em todas as regiões nesta segunda-feira e devido à presença das nuvens gigantes de temporal o risco é muito alto a crítico de chuva forte a torrencial com muitos raios, granizo e vendavais em diversos pontos do território gaúcho. Haverá temporais isoladamente intensos a severos com prováveis danos. Não se afasta atividade tornádica ou e o registro de downbursts (microexplosões). Os volumes de chuva acumulados ao longo do dia devem ser bastante altos em várias cidades com alagamentos. Alguns pontos podem registrar 100 mm ou mais em poucas horas. Porto Alegre e região têm risco de tempo severo (chuva intensa e/ou temporal). O Extremo Sul gaúcho será a área de menor risco no Estado. Haverá intervalos de melhoria com aberturas em alguns locais e o tempo segue abafado, especialmente no Noroeste e no Norte do Estado.

Temporais do domingo - Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera com ar muito quente, responsável por calor de até 30ºC a 37ºC ontem no Noroeste e no Norte do Estado com máxima de 36,9ºC em Santa Rosa, alimentou a formação de intensas áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul ao longo do domingo. Grande parte do Estado teve chuva forte em algum momento e com volumes altos em algumas localidades. Em pontos da região de Pelotas choveu mais de 50 mm só hoje de manhã. Houve ainda vendavais localizados como em Quaraí, onde as rajadas chegaram a 115 km/h. Diversas cidades anotaram ainda queda de granizo, de tamanho miúdo na maioria, mas que foi médio em algumas como Nova Bassano. Porto Alegre teve temporal à tarde com rajadas de vento de 72 km/h no aeroporto e 102 km/h no clube Jangadeiros, junto ao Guaíba. Houve cortes de luz e queda de árvores na cidade. Na Lomba do Pinheiro, zona Leste da Capital, caiu granizo. Teve granizo isolado também na região metropolitana. A linha de tempestades avançou para o Litoral Norte, a Serra, o Planalto Médio e o Alto Uruguai e no final do domingo temporais com vento forte e granizo atingiam o Norte do Estado. Tempestades ocorreram ainda no Sul e no Leste de Santa Catarina com estragos em Tubarão e uma rara ocorrência de “tsumani meteorológico” (grande onda gerada por tempestade sobre o mar) na costa catarinense.

Tendência - Risco de tempo severo segue muito alto no Rio Grande do Sul até quarta-feira, esperando-se muitas novas ocorrência de granizo e vento forte no período. Alguns temporais isolados podem ser severos e com danos. Nestes três dias, o Estado ainda deve ter períodos de chuva localmente forte a torrencial com alagamentos e volumes muito altos de precipitação. 

Fonte: The Weather Channel

Nenhum comentário: