Furacão Matthew eleva número de mortos nos Estados Unidos


Furacão “Matthew” despeja quase 500 mm de chuva e eleva número de mortos nos Estados Unidos.

Os reflexos do furacão “Matthew” ainda são sentidos em parte do leste dos Estados Unidos, apesar de o sistema ter sido rebaixado para o status de uma tempestade pós-tropical pelo National Hurricane Center (NHC).

Nas últimas 48 horas, grandes volumes de chuva caíram em municípios litorâneos da Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia, o que resultou em imensas áreas completamente alagadas e cenário de destruição em estradas e pontes.

Autoridades locais confirmaram que 21 pessoas morreram em território norte-americano desde a última sexta-feira (07).


Além de enchentes, o furacão também provocou rajadas de vento de até 120 km/h e por várias horas, o que destruiu construções e deixou mais de 600 mil de habitantes sem energia.

No Haiti, “Matthew” deixou quase 900 mortos e mais de 62 mil desabrigados e no conjunto de oito países em que o mais intenso furacão dos últimos nove anos marcou presença, mais de mil mortes foram confirmadas.

Dados meteorológicos
De acordo com o National Weather Service (NWS), o maior volume de chuva foi registrado em Savaannah, na Geórgia, onde dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do Aeroporto Internacional reportaram acumulado de 444,2 milímetros.

Esse é o maior índice pluviométrico para um período de apenas 24 horas já registrado na estação superando 290,5 mm registrados entre 17 e 18 de setembro de 1928.

Em Fayeetteville, no estado da Carolina do Norte, a chuva acumulada em 24 horas totalizou 355,6 mm e superando o recorde anterior que era de 172,2 mm em 16 de setembro de 1999 durante a passagem do furacão “Floyd”.




Nenhum comentário: