Furacão Matthew deixa 877 mortos no Haiti e chega à Carolina do Sul


O furacão Matthew foi rebaixado a um furacão de categoria 1 neste sábado pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). 

Neste sábado, ele avança pela Carolina do Sul, nos Estados Unidos, após atravessar a costa do estado da Geórgia, onde causou inundações e cortes de energia elétrica, além de fortes ventos, segundo o órgão. 

Quando atingiu o Haiti, o furacão era classificado com a categoria 4 (em uma escala de 1 a 5). Perto da Flórida, já tinha caído para a categoria 3 e, em seguida, para a categoria 2. 

O NHC afirma que o furacão seguirá para o norte, em direção à costa durante a manhã deste sábado (8), depois virará para o norte-nordeste e posteriormente para o nordeste durante a tarde. 

O "olho" do Matthew "continuará se movimentando sobre a costa da Carolina do Sul durante a manhã e o litoral do sul da Carolina do Norte à noite", afirmou o NHC.





























Mortes na Flórida 
Na Flórida, houve ao menos cinco mortes relacionadas à passagem do furacão Matthew, segundo a Reuters: duas pessoas foram mortas pela queda de árvores e um casal de idosos morreu de intoxicação por monóxido de carbono emitido de um gerador ao se abrigar contra a tempestade na garagem. Além disso, uma mulher morreu de ataque cardíaco durante a passagem de Matthew. Mais de um milhão de pessoas ficaram sem energia na Flórida e 23 mil pessoas estavam em 180 abrigos nesta sexta-feira.

Georgia 
Em sua passagem pela Geórgia, o furacão Matthew deixou sem energia elétrica mais de 210 mil pessoas, segundo a companhia George Power, na área de Savannah - uma das mais afetadas pelos ventos e tempestades ocasionadas pelo furacão.

Em Savannah, a maré tinha alcançado o segundo nível mais alto dos últimos 80 anos, de acordo com dados do Serviço Nacional de Meteorologia. A direção atual de Matthew pode fazer de Savannah, no limite da Geórgia com a Carolina do Sul, a cidade mais afetada nos EUA devido à passagem do furacão, que até agora contornou a costa do sul da Flórida - estado em que 1,1 milhão de casas se ficaram sem luz. Charleston, na Carolina do Sul, também sofre com inundações.

Mortes no Haiti 
No Haiti, a passagem de Matthew deixou mais de 800 mortos, tornando-se no pior desastre natural no país desde o terremoto de 2010, que matou 300 mil pessoas.


Nenhum comentário: