Amostras grátis terão mesmas normas de medicamento original

Amostras grátis terão mesmas normas de medicamento original

da Agência Brasil, em Brasília

As amostras grátis de medicamentos distribuídas pelos laboratórios farmacêuticos deverão seguir os mesmos padrões de fabricação e de embalagens dos produtos originais. De acordo com a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), a determinação publicada hoje no "Diário Oficial da União" busca harmonizar os procedimentos de proteção à saúde da população.

Pela resolução, médicos, odontólogos e veterinários passam a ser responsáveis pela conservação e validade do estoque de amostras mantido no consultório. Além disso, as informações contidas nas amostras devem ser as mesmas dos medicamentos encontrados em farmácias e drogarias, tanto nas bulas quanto nas embalagens. As amostras também deverão trazer a expressão "venda proibida".

No caso dos antibióticos, os profissionais deverão entregar ao paciente a quantidade suficiente para o tratamento. O objetivo da medida é evitar que um tratamento incompleto provoque resistência aos micro-organismos causadores da infecção e agravem a doença.

De acordo com a Anvisa, as normas de hoje vêm especificar algumas regras baixadas no final do ano passado sobre a venda de medicamentos em geral.

Nenhum comentário: