Atenção: Novo golpe digital já afeta mais de 31 mil usuários do Twitter

Por Moacir Drska | Valor


SÃO PAULO – A companhia de segurança da informação Eset anunciou hoje a descoberta de um novo ataque digital centrado no Twitter. Segundo a empresa, o golpe já afetou mais de 31 mil usuários do microblog em todo o mundo.

O novo ataque é baseado em técnicas de engenharia social, nas quais os cibercriminosos se aproveitam da curiosidade das vítimas para induzi-las a clicar em links maliciosos. Nesse caso específico, o golpe usa tweets em inglês sobre rumores ou tragédias, com o objetivo de atrair os internautas, fazendo com que eles acessem o endereço eletrônico fraudulento.

Depois de acessar a página em questão, o usuário recebe a informação de que sua conta no Twitter saiu do ar. Ele é induzido então a inserir seu login e senha pessoal para voltar à rede social. Nesse momento, os crimonosos roubam as informações pessoais do internauta.

Segundo os especialistas da Eset, até o momento, os cibercriminosos usaram apenas frases em inglês para disseminar a ameaça. No entanto, dizem eles, há uma tendência de que o golpe migre para outros idiomas, inclusive o português.

Nenhum comentário: