Pensamento positivo pode deixas as pessoas efetivamente melhores?

Você já deve ter ouvido falar que pensamento positivo ajuda no tratamento ou até mesmo na cura de doenças.

Primeiro de tudo, o pensamento é medicina “real”, como provado pelo efeito placebo. Quando administrada uma pílula de açúcar no lugar de um medicamento real, uma média de 30% dos indivíduos mostra uma resposta positiva.

O que ativa esta resposta não é uma substância física, mas a atividade da conexão mente-corpo. Expectativas são poderosas.

Se você acha que recebeu uma droga que vai torná-lo melhor, isso muitas vezes é suficiente para torná-lo melhor.

Isto implica que uma pessoa deve ser capaz de desencadear o efeito placebo em si mesmo. No entanto, há uma ilusão psicológica envolvida. Sem a figura de autoridade em um jaleco branco para lhe dizer que você está tomando um medicamento eficaz, a pílula de açúcar é apenas uma pílula de açúcar. Você não pode enganar a si mesmo quando você sabe o que é o placebo.

Não podemos negar que a conexão mente-corpo é poderosa. Então, há um efeito placebo que não envolve enganar o paciente? Você pode acionar sua própria defesa interna se quiser?

Aqueles que acreditam em pensamento positivo dizem que sim. Os estudos que querem desmascarar o pensamento positivo lidam com pacientes muito doentes lutando para se recuperar de doenças graves. Eles não comentam sobre como o pensamento positivo pode prevenir uma doença ou como pode afetar alguém em fases muito precoces de doenças.

A alternativa para o pensamento é uma mente calma que está em paz consigo mesma. Essa mente oferece os benefícios que o pensamento positivo não pode. Essa opinião é baseada em estudos que mostram um declínio na pressão arterial elevada, níveis de estresse e outras doenças entre os meditadores.

A meditação é uma prática espiritual, mas também é uma prática mente-corpo. Mais estudos precisam provar os benefícios da meditação, mas muitas pesquisas já mostraram alguns.

A medicina não pode ser definitiva sobre como o humor afeta o bem-estar. Mas a verdade é que ser positivo, se não te fizer nenhum bem, também não faz fazer nenhum mal. Então porque não tentar?

Fonte: CNN

Nenhum comentário: