Bebês começam a aprender linguagem ainda no útero

Embora já se soubesse há muito tempo que crianças em geral aprendem rápido, não se imaginava que elas começavam tão cedo: estudo recente mostrou que bebês aprendem a reconhecer o próprio idioma ainda no útero, ouvindo sua mãe e outras pessoas falarem.


Feto pode desenvolver a visão dentro do útero

Na 30ª semana de gestação, os mecanismos de audição já se desenvolveram e, nas semanas seguintes, a criança escuta o que se passa fora do útero. “As palavras da mãe soam alto e o feto se concentra nelas”, explica a pesquisadora Patricia Kuhl, diretora do Instituto de Aprendizado e Neurologia da Universidade de Washington (EUA). “A mãe é a primeira a influenciar o cérebro da criança”.

A equipe avaliou 40 recém-nascidos de Tacoma (EUA) e Estocolmo (Suécia): as crianças ouviam palavras de sua língua nativa e de línguas estrangeiras, enquanto aparelhos mediam sua reação (registrando a intensidade com que sugavam a chupeta). Quando escutavam palavras estrangeiras, sugavam a chupeta por mais tempo do que quando ouviam palavras do idioma materno, o que mostrou que elas eram capazes de diferenciar os dois tipos.


Bebês ainda dentro do útero podem sonhar?

De acordo com os pesquisadores, descobrir o mecanismo pelo qual crianças (mesmo recém-nascidas, como o estudo mostrou) são capazes de aprender pode ajudar a compreender melhor o aprendizado em outras fases da vida. “Nós queremos saber que mágica elas fazem ainda na infância e que adultos não conseguem fazer. Não podemos desperdiçar essa curiosidade precoce”.



Nenhum comentário: