Proteína altera equilíbrio entre gordura boa e gordura ruim


Proteína da obesidade?

Você já percebeu que, em alguns casos, a obesidade parece ser causada por algo além de comer muito e exercitar-se pouco?

Pois é. Alguma coisa no corpo parece sair do ritmo, fazendo com que o organismo armazene mais gordura e queime menos energia.

Mas o que poderia ser?

Uma proteína chamada p62, afirmam cientistas do Instituto Médico Sanford-Burnham (EUA), que acreditam ter encontrado a explicação para casos de obesidade não associados com o comportamento alimentar ou as atividades físicas.


Proteína p62

Segundo os pesquisadores, a ausência da proteína p62 nos tecidos gordurosos causa uma alteração no equilíbrio metabólico do corpo.

Esse desequilíbrio inibe a produção da chamada gordura boa", ou gordura marrom e favorece a produção da gordura branca ruim.

"Sem a p62, nós produzimos grandes quantidades de gordura, mas não queimamos energia, e o corpo pensa que precisa armazenar ainda mais energia," explica o Dr. Jorge Moscat, líder do estudo.

Esse duplo efeito potencializa o desenvolvimento da obesidade.

Os pesquisadores acreditam que sua descoberta sobre o papel da proteína p62 nesse processo possa levar ao desenvolvimento de novas terapias para tratar a obesidade, um problema que já tira mais anos de vida saudável da população do que a fome.


Em busca das causas

Antes que a descoberta se transforme em uma terapia, porém, será necessário descobrir como controlar a proteína p62 em tecidos específicos.

Alguns pesquisadores acreditam que são os tecidos musculares, onde a energia é queimada, que controla a obesidade. Outros suspeitam ser o fígado o agente principal, enquanto outros apontam diretamente para o centro controlador do apetite no cérebro.

A importância desta nova descoberta é que agora os pesquisadores sabem exatamente qual proteína age na gordura propriamente dita, ainda que não saibam quem a controla.

Além disso, o tecido adiposo - a gordura - é muito mais acessível do que as outras partes do corpo tidas como "suspeitas" pela obesidade.

Fica a dica: alimente-se SEMPRE bem.

Fonte: Health's Daily


Nenhum comentário: