Defesa Civil emite alerta para risco de deslizamento em Santa Catarina a partir de sexta

Até domingo, Estado deve sofrer com fortes pancadas de chuva

Juliana Sakae
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta quinta-feira um alerta para o risco de alagamento e deslizamento desde esta sexta à tarde até domingo. O alerta vale para todo o Estado, mas principalmente para as 30 cidades atingidas pela chuva e as regiões Litoral Sul e Norte, Oeste, Meio-Oeste e Vale do Itajaí.

De acordo com o major Márcio Luiz Alves, a previsão para sexta é de chuva com volume de até 70 mm, uma média alta para um dia.

— Se coincidir com a tábua de marés com ondas de até 1m20cm, isso provoca represamento das águas de chuva, podendo ter alagamento no Litoral catarinense e deslizamento principalmente nos municípios já atingidos no começo desta semana.

A instabilidade diminui a partir de domingo devido a presença de massa de ar seco, mas até lá, as pancadas de chuva serão intensas. Às 20h desta quinta, o relatório da Defesa Civil apontava 30 cidades atingidas, 216 mil pessoas afetadas, 5 mil desalojadas e 500 desabrigadas.

São 15 cidades em situação de emergência: Cocal do Sul, Corupá, Criciúma, Forquilhinha, Grão Pará, Içara, Imaruí, Jaraguá do Sul, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Passo de Torres, Pedras Grandes e Siderópolis e Urussanga.

Recomendações da Defesa Civil


> Ventos fortes ou tempestades: procure abrigo em locais seguros e evite trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

> Alagamentos: evite contato com as águas e não dirija em lugares alagados. Se houver granizo, proteja-se em lugares com boas coberturas, como banheiros. Feche janelas e portas e não manuseie nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

> Deslizamento de terra: observe qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário: