Meteorologia prevê chuva forte nesta quinta e sexta-feira no Vale do Itajaí e Litoral Norte

Previsão indica chuvas intensas em curtos espaços de tempo


A previsão da Epagri/Ciram para esta quinta e sexta-feira é de risco de alagamentos e deslizamentos nas regiões do Vale do Itajaí e Litoral Norte. Isso porque, as chuvas devem ocorrer em um curto espaço de tempo, entre 30 minutos e 3 horas, mas com volumes significativos.


Com as chuvas dos dois últimos dias, o solo permanece úmido e mantém os riscos nos municípios das duas regiões. A previsão indica que a partir de domingo a instabilidade diminui com a presença de uma massa de ar seco no Sul do país. 

Recomendações da Defesa Civil

No caso de ventos fortes ou tempestades: a recomendação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros; e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

Alagamentos: a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamento de terra: as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

Nenhum comentário: