5 cuidados para evitar a queda de cabelos

Existem aproximadamente 150 mil fios de cabelos que exercem a função de proteger o couro cabeludo contra a ação do frio, do calor e do excesso de luz solar. Eles também revelam a saúde do organismo e podem sofrer por causa de doenças internas, ou mesmo agressões externas, como o uso de produtos inadequados ou excesso de química e secador.

“Em caso de doenças, os cabelos podem cair ou afinar e, em relação às tinturas, podem ressecar. A queda de alguns fios ao lavar ou pentear é normal, perdemos cerca de 100 fios por dia. O cabelo tem um ciclo de vida continuado e passa por fases de crescimento e de repouso. Cada fio vive uma etapa específica, que se distribui em 85% no período de crescimento e 15% no período de repouso. Isso significa que tem sempre mais cabelo crescendo do que caindo. Mas é preciso prestar atenção quando houver um aumento significativo da quantidade de fios que caem”, afirma Carolina Marçon, dermatologista.

De acordo com a médica, existem vários fatores envolvidos na queda de cabelos. Alguns são apenas temporários e sazonais, não precisando de muitas preocupações, outros relacionados a alterações orgânicas e/ou fisiológicas, e, ainda pode ser decorrente de causas genéticas. “Se o paciente tem familiares com calvície é possível que também sofra ou venha a sofrer deste problema. O ideal é procurar um dermatologista para que o mesmo avalie, identifique e trate adequadamente.”
Alterações orgânicas

As principais alterações orgânicas envolvidas com a queda de cabelos são: alimentação inadequada, pobre em proteínas, vitaminas e minerais (principalmente dietas restritivas com perda abrupta e intensa de peso), anemia, febre, gravidez e pós-parto, cirurgias, medicamentos (anticoncepcionais, antidepressivos, emagrecedores), alterações hormonais, doenças metabólicas, inflamatórias e infecciosas e estresse emocional.

A dermatologista explica que a queda de cabelos também pode indicar a falta de alguns nutrientes que são fundamentais para o crescimento e saúde dos fios. “Os principais envolvidos na saúde capilar são o ferro, cobre, zinco, iodo, ácido fólico, aminoácidos (proteínas), vitaminas (biotina, vitamina D, vitamina B2 / B5 / B6) e ácidos graxos. Elas devem fazer parte da alimentação para que o cabelo cresça bonito e saudável. Os minerais têm um papel importante no metabolismo das proteínas que são responsáveis pela formação da estrutura dos fios de cabelo. A falta de certos minerais faz com que o cabelo se torne mais fino e frágil.”

Para identificar e tratar a causa, Carolina alerta que é preciso a avaliação de um dermatologista que irá analisar os fatores desencadeantes e direcionar o tratamento mais adequado para o motivo da queda, que poderá englobar medicamentos por via oral e tópicos, laser, fotobioestimulação, suplementação e orientação alimentar e transplante capilar.

Alguns cuidados:
  • Suplementos nutricionais bem indicados podem ser bons aliados na prevenção e reversão da queda de cabelo;
  • Se alimente adequadamente com uma quantidade suficiente de proteínas, ácidos graxos, vitaminas, minerais e água;
  • Evite medicamentos e suplementos sem indicação médica, muitos desses produtos podem desencadear ou agravar a queda de cabelo;
  • Use regularmente shampoos e demais produtos para tratamento capilar adequados ao seu tipo de cabelo;Evite usar água muito quente, opte por lavar o cabelo com água morna ou fria, isso garantirá vitalidade e brilho aos fios, além de evitar a queda;
  • Mantenha o couro cabeludo sempre limpo, afastando a oleosidade que dificulta sua oxigenação e enfraquece os fios, estimulando a queda.